INTRODUÇÃO
Pensando em História do Brasil e a presença evidente da tecnologia na vida de grande parte da sociedade e dos estudantes, nada melhor do introduzir, defender e afirmar a necessidade da utilização da música como documento histórico em sala de aula.
Isto porque o tema: “Música Popular Brasileira e a Censura na época da Ditadura Militar”, período histórico brasileiro que durou de 1968-1975, onde talvez os pais dos alunos do ensino médio de hoje estivessem nascendo, longe do presente momento vivenciado por estes estudantes.
Assim, razão em que encontramos em demonstrar a importância de utilizarmos as informações da mídia e recursos tecnológicos para aproximar aquele período da realidade atual.
A Música Popular Brasileira como parte da cultura brasileira, tem importância na construção da identidade do aluno como agente histórico. Assim, o professor, rompendo as barreiras que dificultam o uso da letra poética musicada como documento possa usá-la a favor do aluno, mostrando a importância da música popular brasileira, com nova tecnologia e comunicação, podendo se tornar uma atualidade em nossa sociedade.
A ação repressiva dos órgãos do regime tornou-se parte da cena musical do período, entrando em conflito com um momento de grande expansão da indústria fonográfica nacional.
A música estava em fase de crescimento e a partir daí é possível compreender o movimento musical na luta contra a ditadura em busca da mobilização social. Percebe-se a importância que a música teve e tem em fatos mascarados da história que não estão nos livros didáticos, mas que são fundamentais para a compreensão do aluno, com relação à determinados períodos da Ditadura Militar no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário