A MPB e a Censura na Ditadura

QUISERAM CALAR A MÚSICA

QUISERAM CALAR A MÚSICA

terça-feira, 4 de outubro de 2011

O QUE FOI A CENSURA.

CENSURA = Censura é o uso pelo estado ou grupo de poder, no sentido de controlar e impedir a liberdade de expressão. A censura criminaliza certas ações de comunicação, ou até a tentativa de exercer essa comunicação. No sentido moderno, a censura consiste em qualquer tentativa de suprimir informação, opiniões e até formas de expressão, como certas facetas da arte.
                     
            A CENSURA no Brasil ocorreu desde sua COLONIZAÇÃO, quer no âmbito cultural ou político.

            Durante o período colonial Portugal e, consequentemente suas colônicas, possuía uma lista de materiais que não deveriam circular em seus territórios, especialmente com teores iluministas e que criticassem a Igreja Católica, havendo a Inquisição que investigava e punia atos que fugissem dos pensamentos católicos. Assim, a censura ocorria dentro das tribos indígenas com os padres jesuítas proibindo os índios de manifestarem suas culturas, rituais e crenças. Também os escravos encontravam muitos problemas quando queriam manifestar suas cultuas originais, vindo a surgirem os quilombos para ser um ponto permitido para suas manifestações.

            A CENSURA no Brasil também ocorreu durante o período monárquico e início do Século XX, reprimindo movimentos que defendiam a abolição da escravidão, também contras os movimentos que queriam a reunificação as coroas brasileiras e portuguesas, e ainda aquelas rebeliões que queriam determinada região como independente.

            DITADURA MILITAR (1964-1985) = foi um período na política brasileira em que o país foi governado por militares, cinco no total, iniciando-se com o golpe de Estado em 31 de março de 1.964, depondo o presidente civil João Goulart e instituindo como governante do Brasil Ranieri Mazzini, logo depois sendo empossado o Marechal Castelo Branco. Este regime justificou-se como uma reprimenda à ameaça comunista, segundo se pregava que o inimigo deveria ser reprimido a todo custo e de qualquer forma.
                                                                                
            No país período pré-ditadura militar já havia partido de esquerda, ou seja, “cabeças pensantes”  que se opunham ao governo, com movimentos estudantis, associação dos trabalhadores do campo, também militares de esquerda dentro do quadro militar brasileiro, e daí, logo após o Golpe, foram fechadas sedes de partidos políticos, sindicatos, associações e movimentos que davam apoio ao governo de então, criando-se mais força à censura, que foi uma das maiores armas de reprimenda deste período.
           
A CENSURA durante o regime militar iniciado em 1.964, diante de todas as formas de perseguição já existentes são intensificadas e outras foram implantadas, especialmente após a promulgação do AI-5 (Ato Institucional número 5) que foi um decreto que transcendeu a última Constituição vigente na época (a de 1.946), fortalecendo a chamada LINHA DURA do regime militar. O AI-5 concedeu poderes absolutos ao governo central fechando o Congresso Nacional.

            Entre vários itens que compunham o corpo do AI-5, haviam as medidas proibitivas de atividades ou manifestação sobre assuntos de natureza política e também mantinha a liberdade individual vigiada, e agora aqui podemos falar sobre a MÚSICA POPULAR BRASILEIRA e as sanções que sofreu tanto no âmbito de suas letras e de seus intérpretes, vez que durante a vigência do AI-5 a CENSURA PRÉVIA se estendia à imprensa, à música, ao teatro e ao cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário